Dicas

Dicas

Dicas legais para melhorar a sua vida.

Malefícios dos exercícios em Jejum

É Muito comum ouvir as pessoas afirmando que a prática de exercícios físicos em jejum reduz a gordura corporal, e que por isso, obtém melhores resultados na perda de peso. O problema é queessa práticase popularizou e se tornou um costume entre as pessoas e não é baseado em nenhum trabalho científico que comprove sua teoria.

Esta é uma teoria muito superficial, na verdade, ela esbarra em alguns conceitos que a bioquímica do exercício estabelece. Em primeiro lugar, se realmente estiver faltando carboidratos para à prática de exercícios, as atividadesestarão prejudicadas, pois o carboidrato é um nutriente essencial para a produção de energia. Além disso, deve-se ter cuidado, com a intensidade da atividade por provocar a perda de massa magra.

A ligação com a diminuição de peso acontece porque, quando ficamos muito tempo em jejum, perdemos glicogênio e o organismo busca outras fontes de energia, principalmente, a proveniente da gordura. Porém, o que às vezes ocorre, é o uso da energia vinda dos músculos, o que causa o catabolismo muscular, ou seja, o uso do músculo como fonte de energia, ocasionando a perda de massa magra.

Para alcançar o corpo ideal não existe segredo ou fórmula mágica, é necessário ter sempre o acompanhamento de um profissional qualificado e especializado. Areeducação alimentar, o estilo de vida e a pratica de exercícios físicos são fatores fundamentais para o alcance desse objetivo e devem ser trabalhados em conjunto levando a um emagrecimento saudável e ao corpo desejável.